Portão de Embarque

No aeroporto, é a porta por onde embarcam os passageiros nas aeronaves. O portão de embarque permite o acesso dos passageiros diretamente às aeronaves por meio dos fingers (pontes de embarque) ou por meio de ônibus ou a pé até as chamadas posições remotas, caso em que as aeronaves estão estacionadas numa posição distante do Terminal de Passageiros. É o mesmo que Porta de Embarque ou Gate, em inglês.

O portão de embarque é acompanhado de uma Sala de Embarque, na qual os passageiros aguardam, sentados ou não, a chamada para o embarque.

Via de regra, o número (ou código) da porta de embarque está escrito no Cartão de Embarque. Caso não esteja, o passageiro deve consulta-lo nos monitores disponíveis no Aeroporto. No próprio portão de embarque, há um monitor específico indicando o número do voo, a companhia aérea e o destino.

Em função de atrasos ou cancelamentos de voos, condições climáticas ou outras situações imprevistas no dia-a-dia do aeroporto, a porta de embarque inicialmente prevista pode vir a ser alterada. O passageiro deve estar atento a essa possível alteração consultando os monitores disponíveis no aeroporto ou perguntando para o staff da companhia aérea.

Não conte com os anúncios sonoros, especialmente, se o aviso não for feito na sua língua nativa. O TripCase é um aplicativo que informa a seus usuários eventuais alterações de portão de embarque, mas é necessário ter conexão de internet.

Pin It