Se você não sabe onde ficar em Cartagena, recomendo hospedar-se em uma das seguintes regiões: Centro Histórico, Bocagrande ou Getsemani.
- Cartagena das Índias, também chamada de Cartagena, é um dos principais destinos turísticos da Colômbia. Foi um importante entreposto durante a época colonial espanhola. A cidade, na minha opinião, destaca-se mais pelos seus atrativos históricos e urbanos que pelas suas paisagens naturais.
A seguir, comento as vantagens e desvantagens de se hospedar em cada uma dessas regiões e ofereço algumas sugestões de hotéis e pousadas com excelente custo-benefício. Ao final, fazemos uma avaliação da nossa hospedagem em Cartagena.
Centro Histórico
O Centro Histórico é uma área fortificada, com ruas estreitas e edificações de 2 ou 3 pisos. É onde estão concentradas as principais atrações: igrejas, museus, praças etc. É muito agradável passear a esmo por aquelas ruas, apreciar as praças e caminhar pelas fortificações e baluartes.
A principal vantagem de se hospedar no centro histórico é estar próximo às atrações, praças, cafés e restaurantes. Além disso, você pode fazer uma pausa durante o dia. Afinal, lá o calor é de rachar!
A principal desvantagem é que as diárias são bem mais caras que nas demais regiões de Cartagena. Ademais, as instalações são mais antigas e você poderá sofrer um pouco com o barulho das ruas.
Acomodações no centro histórico com boa relação custo-benefício:
- Casa Milat Hotel Boutique (4 estrelas): Nota 8,3*
- Hotel Portal de San Diego – Nota 8,1*
- Hotel Puertas de Cartagena – Nota 8,4*
- Casa Alpha – Nota 8,8*
*Avaliação média no site Booking.com
Getsemani
Getsemani é um encantador bairro que fica ao lado do centro histórico. É lá onde residiam e residem as classes mais populares. Getsemani se destaca pela arte urbana e pelas construções de um único piso.
É o bairro preferido dos mochileiros, pois há uma grande disponibilidade de hostels, restaurantes e pessoas nas ruas.
A vantagem de se hospedar em Getsemani é que os preços são bem mais em conta que no centro histórico. Ademais, caminhando de 5 a 10 minutos, você chega às principais atrações.
Acomodações em Getsemani com boa relação custo-benefício:
- Getsemani Cartagena Hotel (4 estrelas) – Nota 8,7*
- Selina Cartagena – Nota 8,0*
- Hotel Boutique Casa Isabel – Nota 9,3*
- Hotel Boutique La Artilleria – Nota 8,6*
*Avaliação média no site Booking.com
Bocagrande
Bocagrande é o bairro moderno de Cartagena. É uma península onde estão os arranha-céus da cidade. Por lá, também se encontram shoppings centers e hotéis de rede. É lá onde reside a classe alta da cidade.
- Curiosidade: Cartagena é uma cidade protegida naturalmente por várias ilhas. Para que os navios possam entrar em Cartagena, há apenas duas passagens: a bocachica (uma abertura menor) e bocagrande (uma abertura maior), que fica entre o atual bairro Bocagrande e a Isla de Tierra Bomba.
Os hotéis nessa região costumam ser mais novos. Outra vantagem é estar próximo à praia de Bocagrande e a vários shoppings centers.
A desvantagem é a distância do centro histórico. Não dá para ir a pé. Você tem que pegar um taxi ou uber. O trajeto dura 10-15 minutos e custa em torno de 8.000 pesos.
Acomodações em Bocagrande com boa relação custo-benefício:
- Hampton by Hilton Cartagena – Nota 8,5*
- Holiday Inn Express – Cartagena Bocagrande – Nota 8,6*
- Hotel Zi One Luxury – Nota 8,7*
- Oz Hotel – Nota 9,0*
*Avaliação média no site Booking.com
Ibis Cartagena Mardella
Além destas opções em Bocagrande, no Centro Histórico e em Getsemani, pode ser interessante ficar no Ibis Cartagena Mardella. O hotel está em frente à praia de Mardella (não muito bonita), no caminho entre o Centro Histórico e o Aeroporto. De UberX até o centro histórico, o turista gasta apenas 6.000 pesos. A pé, o trajeto leva 20 minutos.
O hotel segue o padrão da rede Ibis, ou seja, um hotel básico e funcional. Os preços são bem em conta: em torno de 160 reais a diária (sem café da manhã). O hotel está avaliado com nota 8,3 no Booking.com. Os turistas elogiam o atendimento, o café da manhã e o restaurante do hotel.
Nossa avaliação sobre o Hotel ZiOne Luxury
Durante nossa estadia em Cartagena, ficamos no Hotel Zi One Luxury, localizado em Bocagrande. O hotel tem boas instalações, com móveis modernos.
Os quartos são limpos e confortáveis. Há frigobar, tv de tela plana, cofre e ar condicionado. Senti falta, apenas, de copos no quarto.
No 11° andar, há uma piscina e você pode ter uma vista interessante de Bocagrande.
Há um centro comercial e supermercados (MegaTiendas) bem próximos ao hotel. Nos arredores, você também encontra casas de câmbio, cafés e agências de turismo. A praia de Bocagrande está a duas quadras.
O café da manhã é razoável. Tem poucas opções de cada coisa: frutas, pães, cereais etc. Senti falta de queijo e, pasmem, de xícaras de tamanho médio para tomar café com leite.
Ainda assim, continua tendo um excelente custo-benefício. Paguei em torno de R$ 250 a diária com café da manhã para duas pessoas (tarifa não reembolsável). A nota do hotel é 8,7 no Booking.com.
Conclusão
Para quem não sabe onde ficar em Cartagena, indicamos várias opções com excelente custo-benefício nos principais bairros da cidade. Quando retornar a essa belíssima cidade, entretanto, é provável que eu experimente alguma das opções em Getsemani.