Air Asia

Air Asia é a mais famosa companhia aérea low cost do mundo, sediada em Sepang, ao sul de Kuala Lumpur, na Malásia. A empresa é uma das preferidas dos viajantes mochileiros e foi considerada por 10 anos consecutivos a melhor aérea de baixo custo do mundo pela Skytrax.

O principal hub da Air Asia é o Terminal Klia2 no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur.

O grupo Air Asia contempla diversas empresas subsidiárias, tais como, a Thai Air Asia, a Indonesia Air Asia, a Philippines Air Asia e a Air Asia India, cada uma com hub nos respectivos países. Além dessas, existe a Air Asia X que é uma companhia do grupo com foco em voos de longa distância.

A frota da Air Asia é nova (idade média de 5,5 anos – cf. airfleets.net) e composta, principalmente, de aeronaves Airbus A320-200 e A320neo, tanto na matriz quanto nas subsidiárias. A Air Asia X, por sua vez, dispõe de aeronaves A330-300.

As companhias do grupo Air Asia são uma excelente opção para os viajantes de baixo custo que viajam pelo sudeste asiático. Entretanto, como toda companhia de baixo custo, a Air Asia cobra pelos serviços adicionais, tais como, marcação de assentos, bagagem despachada, refeições a bordo, dentre outros.

Importante mencionar que as tarifas (low fare, premium flex ou premium flatbed) das companhias do grupo Air Asia não permitem alterações no nome, no destino, reembolsos seja do principal ou dos serviços adicionais. Admite-se a mudança de data e hora do voo até 2 horas antes do horário da partida, sujeita à diferença de tarifa. Caso o passageiro perca esse “deadline”, também perderá o valor desembolsado.

A compra de passagens para quaisquer das companhias pode ser feita pelo site da AirAsia.com. O ponto negativo do site é que ele não apresenta mais o mapa de rotas das empresas, o que ajudava bastante no planejamento da viagem.

Pin It