Aracaju, no estado de Sergipe, dispõe de restaurantes para todos os gostos e para todos os públicos. Esse é um dos 15 motivos pelos quais recomendamos visitar a capital sergipana (confira os outros motivos aqui). Se você está visitando a cidade pela primeira vez, certamente deve estar se questionando onde almoçar ou onde jantar em Aracaju. Dividimos os restaurantes em Aracaju em duas categorias: os tradicionais e os restaurantes finos.
Os melhores restaurantes tradicionais em Aracaju, para quem quer provar a típica carne de sol nordestina, são: a Carne de Sol do Ramiro, O Miguel e o João do Alho. Para quem quer provar frutos do mar, indico o República dos Camarões e o Rei do Guaiamum. Os melhores restaurantes finos são: o Sollo, o Muratto, o Carro de Bois, o La Vecchia, o Bravo Cuisine e a Viñeria 227. Por fim, merece destaque o Dunas Beach, que é um clube de praia onde você pode provar uma excelente gastronomia de frente ao mar.
Leia também:
- Onde ficar em Aracaju? As 3 melhores regiões para se hospedar
- Quanto custa viajar para Aracaju? [em 2020]
- Vale a pena visitar Aracaju? 15 motivos para conhecer.
- O que fazer em Aracaju e nos seus arredores?
- Mangue Seco: passeio de 1 dia a partir de Aracaju [conta própria]
Esta é uma atualização de um post anterior, na qual comentamos nossas experiências em uma viagem recente a Aracaju. Infelizmente, nosso almoço no restaurante João do Alho nos decepcionou. Entretanto, conhecemos outras boas opções de restaurante na capital sergipana, que precisávamos incluir nesse artigo: o Dunas Beach, a Viñeria e o Tio Armênio. Confira!
1. Carne de Sol do Ramiro
Localizado na Av. Beira Mar, 1250, o restaurante Carne de Sol do Ramiro é considerado o 8° melhor restaurante de Aracaju, segundo o ranking do TripAdvisor.
A história do Senhor Ramiro, o proprietário, começa em 1984 quando saiu de Picuí, na Paraíba, e foi para Aracaju para trabalhar como fisioterapeuta. Dois anos mais tarde, seu irmão abriu um restaurante na cidade e, ao ajudar a servir os clientes, tomou gosto pelo negócio e ficou conhecido na região.
Anos mais tarde, seu irmão mudou para Recife e o Sr. Ramiro abriu seu próprio restaurante. Com o Plano Real, acabou tendo que fechar o restaurante. Tentou estabelecer-se em Santos, São Paulo e em Recife, sem muito sucesso, tendo optado por retornar para Aracaju e reabrir o estabelecimento no local em que ele se encontra atualmente.
O restaurante, também conhecido pela simpatia do seu proprietário, serve diversos tipos de carnes como picanha argentina, filé de bode e linguiça. Mas, o carro chefe é a carne de sol, feita de maminha de alcatra para que fique saborosa e suculenta. Os pratos são acompanhados por arroz branco, feijão tropeiro, farofa d’água, macaxeira, vinagrete e pirão de queijo.
“Melhor carne do sol da cidade! Com um bom e rápido atendimento o restaurante é um dos mais tradicionais da Aracaju! Os acompanhamentos são perfeitos, principalmente a paçoca de carne seca e o pirão de leite! Vale conhecer e revisitar várias vezes!” (avaliação de Gabriel Azevedo – Google)
O Sr. Ramiro diz prezar pela qualidade, quantidade, preço e atendimento, o que condiz com a nossa experiência.
Os únicos pontos negativos são a dificuldade para estacionar nas proximidades e a falta de um espaço kids para entreter os pequenos. Mas, não acho que isso seja motivo para você deixar de conhecer!
O restaurante funciona todos os dias a partir das 11hs. O encerramento é às 16hs exceto aos Sábados e Domingos quando fecha às 17hs.
- Para mais informações, ligue para (79) 3246-1007.
2. O Miguel
O Restaurante O Miguel está localizado na Av. Antônio Alves, 340, na Atalaia Velha. Iniciou suas atividades em 1980 e em 1989 foi premiado pelo Guia Quatro Rodas, o que lhe rendeu fama e visitantes ilustres como Chico Anísio e Alexandre Garcia.
Seus pratos mais conhecidos são a carne de sol com pirão de leite, o surubim na brasa e a picanha argentina. Todos os pratos tem seus próprios acompanhamentos, que podem variar. Mas, no geral, são arroz branco, farofa e vinagrete.
O salão possui ar condicionado, porém, as mesas são muito próximas, o que pode dificultar um pouco a locomoção dos garçons. Possui estacionamento no local e um pequeno espaço para entreter as crianças.
“O primeiro almoço em Aracaju a gente nunca esquece. Que delícia de lugar e de comida! Caruru de entrada, e de almoço o prato mais típico da região com carne de sol, pirão de leite, uma deliciosa farinha com não sei o que, só sei que é bom demais!!! Um lugar excelente, barato, tradicional, imperdível! Tudo de bom! Ah, e pra beber? Jarra de água de coco natural, uma delícia refrescante!” (avaliação de Felipe – Tripadvisor)
O Miguel costumava ser um dos nossos restaurantes preferidos quando moramos em Aracaju (2008-2012), entretanto, parece que a qualidade do restaurante caiu um pouco. Ouvimos muita gente reclamando que a carne estava muito dura, seca e passada, acompanhamentos sem sabor e, principalmente, reclamando do descaso dos garçons e demora no atendimento. Não tivemos a oportunidade de retornar recentemente, por isso, deixo essa ressalva!
O restaurante funciona aos domingos e segundas, das 11hs às 17hs, e de terça a sábado das 11hs – 16hs, e das 18hs às 23h30.
- Para saber mais, ligue para (79) 3243-1444 | 3243-4142 ou consulte o site.
3. João do Alho
O João do Alho é um restaurante tradicional de Aracaju, pouco conhecido dos turistas. Iniciou suas atividades em 1960 e especializou-se em frutos do mar. Localizado na Av. Beira Mar, 478, tem um ambiente bem simples e apertadinho, que até lembra um boteco. Suas paredes recobertas com placas, homenageando ilustres e desconhecidos, dão um charme inusitado ao local. Seus principais pratos são a moqueca de cação (imortalizada por Caetano Veloso na sua música Aracaju) e os mariscos.
Na primeira vez que fomos ao João do Alho, comemos a picanha e carne de sol; adoramos! Tudo muito bem temperado e os pratos muito bem servidos.
Entretanto, nossa experiência recente (fev/2021) não foi muito boa. Apesar de o restaurante estar relativamente vazio, a comida demorou quase 1 hora. Achei, ainda, o ambiente um pouco decadente, talvez até em razão da pandemia. Pedi um churrasco de picanha. O prato custava R$ 42, mas a comida estava apenas razoável. Nada especial. A carne não estava saborosa.
Apesar do bom atendimento e de ser um restaurante tradicional, acho atualmente que há opções com melhor custo-benefício em Aracaju.
4. República dos Camarões
A República dos Camarões é um restaurante especializado em frutos do mar localizado na Orla de Atalaia, bem próximo ao Centro de Arte e Cultura J. Inácio. Também fica muito próximo ao DelMar Hotel. É considerado o 13° melhor restaurante de Aracaju (dentre 972) segundo o Tripadvisor e recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2020.
Como o próprio nome diz, o restaurante oferece uma grande variedade de pratos de camarão: camarão ao abacaxi, camarão ao coco, camarões empanados, camarões à belle meuniere, camarão a grega, moqueca de camarão, dentre outros. Além de camarão, há várias opções de pescados como, por exemplo, peixada a brasileira, moqueca de peixe, filet ao molho de camarão e robalo, nas suas mais diversas variantes.
“Foi uma indicação do guia no qual retornando de um passeio nos deixou lá. Inicialmente achei muito fino o lugar e pensei até que os preços seriam acima da média, mas todos os pratos de camarão tem um preço acessível. Como tenho alergia a Camarão pedi peixe, mas a esposa pediu o Camarão. Comida saborosa com tempero no ponto e porções individuais que dariam para mais uma pessoa comer.” (avaliação de Lucas Santiago – Google).
O ambiente é agradável, refinado e com ar-condicionado, o que é muito importante em Aracaju. Entretanto, os preços são bem em conta. Há opções para uma ou duas pessoas. Os preços dos pratos para uma pessoa costumam ser inferiores a R$ 50. Os pratos vem com acompanhamentos pré-definidos, mas eles costumavam sempre trocá-los quando a gente solicitava.
- Para saber mais, ligue para (79) 3255-3361.
5. Rei do Guaiamum
O Rei do Guaiamum é um restaurante especializado em frutos do mar localizado no povoado Areia Branca, zona sul de Aracaju. O restaurante é bem simples, mas a comida saborosa. Trata-se de uma área coberta (como um galpão), aberta nas laterais, com mesas simples de madeira. Em razão da localização, ele é mais frequentado pelos locais. É raro ver turistas por lá. O Rei do Guaiamum só fica aberto para almoço (das 11 às 17h).
Você escolhe o peixe desejado e paga por kg. Os pratos vem acompanhados de arroz, farofa, vinagrete e pirão. Além disso, há também opções de moqueca. São pratos bem servidos, para 2 ou 3 pessoas.
“A melhor moqueca de camarão/peixe com pirão que já comi. Ambiente simples, mas organizado e limpo. Os pratos demoram um pouco, mas ale a pena esperar. O atendimento também é bom” (avaliação de Melissa – Google).
Os clientes costumam reclamar da demora na comida. É slow food mesmo! Mas, você pode aguardar o prato principal tomando uma cerveja gelada e comendo um caranguejo ou casquinha de siri, de entrada.
O restaurante fica um pouco distante da Orla da Atalaia. Não dá para ir à pé, mas você pode pegar um Uber ou ir de carro alugado. O acesso ao restaurante é feito pela Rodovia dos Náufragos. Na altura da mercearia Whiskynão, você deve virar à direita na Rodovia Ecologista Chico Mendes e seguir até o final da via, quase até chegar ao Rio Vaza-Barris. Há estacionamento no local, mas, nos dias mais movimentados, pode ficar lotado e você acaba tendo que estacionar na rua.
- Para saber mais, ligue para (79) 3227-1338 ou (79) 98868-6913.
6. Tio Armênio
O Tio Armênio é um restaurante com excelente custo-benefício, localizado no Shopping Jardins, onde ficava o antigo restaurante Ferrero. Trata-se, em verdade, de uma rede de restaurantes com unidades na região Norte e Nordeste (Aracaju, Belém, Caruaru, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Recife e Teresina).
No cardápio, há uma grande variedade de pratos, tais como, carnes, peixes, massas, sanduíches e entradas. Ademais, você encontra uma grande variedade de bebidas e sobremesas. Todos a preços razoáveis.
O ambiente é agradável, com ar condicionado, e o atendimento é bom.
Pedimos uma Salada Irapuã, bem servida com folhas, carne, tomate e palmito (R$ 38), e um Filé a Parmegiana, que veio acompanhado de um delicioso espaguete na manteiga (R$ 39).
Se você estiver no Jardins e quiser comer bem a preços razoáveis, recomendo o Tio Armênio.
- Para saber mais, ligue para (79) 3217-5971.
7. Restaurante Sollo
Sollo é um restaurante fino localizado em frente à praia de Aruana, em frente ao Aruanã Eco Praia Hotel. O restaurante é considerado o 19° melhor de Aracaju (dentre 972), segundo o ranking do Tripadvisor, tendo recebido o Prêmio Traveller’s Choice 2020. Trata-se de uma boa opção tanto para almoço, quanto para o jantar. Foi fundado em 2008 pelo Chef Marcelo Britto.
O ambiente é bem agradável e o cardápio variado. Inclui frutos do mar, carnes, massas e outros pratos da cozinha brasileira e internacional. São excelentes opções de entradas, pratos principais e sobremesas. Além disso, o restaurante também dispõe de uma boa carta de vinhos. Nossa dica é provar o Robalo Alto Crocante. Delicioso!
“Localizado no Aruanã Eco Hotel o restaurante Sollo foi uma grata surpresa. Com um bom cardápio e uma boa carta de vinho não deixa nada a desejar aos bons restaurantes do sul do Brasil. Localizado em frente a praia com bom espaço e uma comida maravilhosa , comi o pato agrodoce que estava delicioso. A única queixa é que o serviço demora muito pra atender os clientes mesmo o restaurante não estando cheio. Não é barato mas vale a pena.” (avaliação de Machado – Tripadvisor)
Os preços dos pratos, entretanto, são um pouco mais caros. Ficam em torno de R$ 60-80. Mas, a comida é muito saborosa.
- Para saber mais, ligue para (79) 2105-5220.
8. Muratto
Localizado na Rua Dr. Bezerra de Menezes, 102, na Coroa do Meio, próximo à Orla da Atalaia, o restaurante Muratto foi inaugurado em 2010 e, durante muito tempo, foi um ponto bastante badalado em Aracaju por servir alta gastronomia. A decoração foi cuidadosamente pensada para trazer para a capital sergipana o conceito de Lounge Bar, e o atendimento era elegante e eficiente.
O restaurante, que serve pratos de inspiração mediterrânea/contemporânea, além de sushi, foi, durante nossa estadia em Aracaju, um dos nossos preferidos. Todos os pratos eram deliciosos e sempre que voltávamos ficávamos na dúvida se deveríamos repeti-los ou testar uma nova iguaria. Na época os nossos “queridinhos” eram o File Jack e o Robalo escondido.
Os valores dos pratos não são baixos, mas refletem a qualidade do que é servido. Os pratos de carne custam em média R$ 65,00 e os de camarão na faixa dos R$ 85,00. As sobremesas custam em torno de R$ 20,00 a R$ 30,00.
“Ambiente agradável, cardápio variado. Muitos pratos deliciosos pra escolher. Recomendo o Filé Jack: sensacional!” (avaliação de Francisco Mazza – Google)
Parece-me que houve uma mudança recente do chef do restaurante. Não conseguimos passar por lá em nossa última visita a Aracaju, por isso, não sei se houve alteração na qualidade dos pratos. Independente dessa dúvida, acho que o local merece uma visita! Ambiente encantador, música agradável e comida deliciosa.
O restaurante funciona de quinta a domingo para almoço e jantar. De segunda a quarta, abre apenas para o jantar. Confirme os horários pois eles variam conforme o dia da semana.
- Para saber mais, ligue para (79) 3255-2376
9. Carro de Bois
Localizado na Rua Niceu Dantas, 1040, na Atalaia, o Carro de Bois é considerado o 12° melhor restaurante de Aracaju, segundo o Tripadvisor. Na minha opinião, essa nota está subestimada, pois, de 414 avaliações, 350 o consideram excelente ou muito bom.
O ambiente é muito bonito, bem cuidado e requintado. O atendimento é impecável. Qualquer prato que você escolher será muito saboroso. Gostávamos principalmente do bife de tira, da carne de sol e de uma sobremesa com crepe de doce de leite e uma torre de caramelo.
“Continua sendo o melhor de Aracaju. Após 4 anos, retorno ao Carro de Bois e o mesmo continua mantendo o mesmo padrão de qualidade, com uma comida de qualidade, uma boa carta de vinho e o bom Papo com o proprietário, muito gentil e atencioso com os fregueses. Preços honestos. Super recomendo.” (avaliação de Machado – Tripadvisor)
Os preços são um pouco salgados para os padrões de Aracaju. Os pratos giram em torno de R$ 100,00, mas acho que vale a pena para uma comemoração especial. Durante a pandemia, um menu executivo, com preço bem acessível está sendo servido. Não sei até quando continuará!
O restaurante funciona todos os dias para o almoço (das 12hs às 17hs) e para o jantar (das 19hs às 24hs).
- Para outras informações, ligue (79) 3243-4800.
10. La Vecchia
Quer ter certeza de que não vai errar na escolha do prato? Então seu destino é o La Vecchia. Todos os pratos são excelentes. Você pode escolher uma salada, pizza ou qualquer massa (a lasanha é incrível) que tenho certeza que vai adorar. Não é à toa que é considerado o 3 melhor restaurante de Aracaju pelo ranking do TripAdvisor. Já conhecíamos o La Vecchia de quando morávamos em Aracaju. Esse ano retornamos e a qualidade continuava a mesma.
O ambiente é muito agradável e os garçons bastante solícitos. O preço é justo pelo que é oferecido. Um prato de massa, por exemplo, custa de R$40,00 a 70,00. A pizza, muito bem recheada, custa em torno de R$ 80,00.
“Ambiente discreto e sofisticado. Além de boas pizzas, excelente atendimento e ótimas sobremesas. Os preços são medianos a altos, mas cada item valendo pagamento. Recomendo.” (avaliação de Sandro Zacarias – Google)
O restaurante não tem estacionamento, mas é fácil de estacionar nos arredores. Não há espaço para crianças.
O La Vecchia fica localizado na Rua Guilhermino Rezende, 346, Bairro São José. O restaurante funciona apenas para jantar, de terça a domingo a partir das 18hs. Para almoço, funciona aos sábados e domingos a partir das 11h, apenas por delivery.
- Para mais informações, ligue (79) 3214-6070.
11. Bravo Cuisine
O Bravo Cuisine foi uma grata surpresa em nossa última visita a Aracaju. Localizado na Rua Péricles Muniz Barreto, 136, no bairro Salgado Filho, é a realização do sonho de Bruna e sua irmã Barbara. Antes de inaugurar o restaurante, elas criaram o “Bravo na Rua”: um food truck que servia comida de qualidade e muito sabor. Depois de conquistarem a clientela, resolveram partir para um projeto maior: o Bravo Cuisine.
O ambiente é bastante acolhedor e muito bem decorado. A música ao vivo também é muito elogiada, porém, quando fomos, esse tipo de entretenimento não estava autorizado por causa da pandemia.
“Uma deliciosa experiência. Comida muito gostosa, local agradável, bons drinks e atendimento excelente! Final de semana tem música ao vivo à noite. Dica: aproveitar o menu executivo no almoço e ao sair retire uma mensagem motivadora.” (avaliação de Mirza Barros – Google)
A comida é deliciosa. Os pratos são elegantes, bem decorados e cheio de sabor. Não se trata daquele prato farto, mas a qualidade é indiscutível. Não é barato!
Funciona de terça a sábado para jantar e aos domingos para almoço.
- Para mais informações, ligue (79) 99939-1307.
12. Dunas Beach
O Dunas Beach é um dos melhores clubes de praia de Aracaju, mas também é uma excelente opção gastronômica na cidade e um dos lugares mais badalados da capital sergipana. Localizado na praia do Mosqueiro, o Dunas Beach fica a 16 km da Atalaia, no extremo sul do município.
Logo de início, chama atenção do visitante a decoração do Dunas Beach, com belíssimas colunas gregas na entrada.
O local tem uma excelente estrutura. As mesas são bem melhores que as outras barracas de praia. Os guarda-sóis mais próximas à agua e “cabanas” com bandôs na parte posterior são deliciosos para se passar o dia. Ademais, há uma área para shows.
O Dunas Beach fica lotado aos finais de semana e pode ser difícil encontrar mesa livre se você não chegar cedo.
O atendimento é excelente. No cardápio, há uma variedade de bebidas (incluindo vinhos, cervejas especiais, tequila, etc), petiscos, peixes, carnes, grelhados, pratos italianos, pratos veganos e sobremesas.
“Ambiente agradável. Perfeito para ir tanto só quanto em grupos. Possui um cardápio amplo e variado. Aos vegetarianos, tem opções tbm. O atendimento fez toda diferença. Equipe prestativa e atenciosa. E pra quem gosta de tirar fotos, tbm fica perfeito por lá. Vale a pena!” (avaliação de Karine Mota – Google)
Em nossas visitas ao Dunas Beach, provamos burrata (como queria comer essa burrata hoje de novo), pratos de picanha, carpaccio de salmão e camarão assado no sal grosso. Tudo delicioso! Para bebida, provamos um vinho tinto Bepin de Eto Merlot 2018. Simplesmente maravilhoso!
Apesar de refinada, a experiência gastronômica no Dunas Beach não é barata. Os pratos para duas pessoas giram em torno de R$ 120.
- Para mais informações, ligue (79) 99939-1307.
13. Viñeria 227
Viñeria 227 é um restaurante localizado no bairro Treze de Julho, em Aracaju. É um restaurante pequeno, com poucas mesas na área interna e externa. Assemelha-se muito a uma loja de rua.
Os pratos agradam a todos os paladares. São peixes, patos, lagostas e carnes. Merece destaque o Robalo com crosta de amêndoas que, em geral, vem acompanhado de espaguete e purê de banana da terra. Entretanto, eles tem flexibilidade para trocar os acompanhamentos. Troquei por um risoto de ervas. Tudo simplesmente delicioso!
O ponto negativo é que o restaurante não tem carta de vinhos. O cliente tem que escolher os vinhos numa mesa e nem todos os vinhos tem preço. Você tem que ficar perguntando ao atendente por cada um deles. Ademais, achei que os vinhos são caros e há poucas opções com bom custo-benefício.
“Ótima localização, excelente atendimento, grande variedade de vinhos e preços acima da média.” (avaliação de Eduardo Mitarakis – Google)
Há música ao vivo, mas é cobrado couvert no valor de R$ 15 por pessoa.
Enfim, o Viñeria 227 tem comida excelente, bom atendimento, mas não é barato. Os pratos individuais giram em torno de R$ 80. Não tem, portanto, um bom custo-benefício.
- Para mais informações, ligue (79) 99954-1216 ou 99949-1216
Resumindo: Onde comer em Aracaju?
Após morar 4 anos na capital sergipana e retornar quase todo ano para lá, esses são, na nossa opinião, os melhores restaurantes de Aracaju. Dessa relação, pode-se esperar preços mais caros para os restaurantes finos. Quanto aos tradicionais, os restaurantes Carne de Sol do Ramiro, República dos Camarões e Rei do Guaiamum possuem preços mais em conta. Bom apetite!