Vai passar o final de semana em Brasília? Então, não deixe de visitar o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, e um dos mais belos palácios da capital federal. É mais uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer, inaugurada em 21 de abril de 1960, data de fundação de Brasília.
O Palácio fica no lado esquerdo da Praça dos Três Poderes, ao lado do Congresso Nacional e em frente ao Supremo Tribunal Federal, todos localizados no final da Esplanada dos Ministérios.
- Só para esclarecer: o Palácio do Planalto é o local de trabalho do Presidente da República e o Palácio da Alvorada, a sua residência oficial. O Palácio do Planalto também abriga outros órgãos do Poder Executivo Federal como a Casa Civil e o Gabinete de Segurança Institucional.
Independentemente de você gostar (ou não) deste ou daquele Presidente, o Palácio do Planalto, com os incríveis traços de sua arquitetura, é um patrimônio do Brasil e merece ser visitado.
Sobre Brasília, leia também:
- Turismo Cívico em Brasília: as 10 principais atrações
- Onde ficar em Brasília? 16 hotéis nas melhores regiões
- Brasília: 7 restaurantes bons e baratos na capital federal
- Brasis Ateliê: uma experiência gastronômica em Brasília
- Chapada Imperial: trilhas e cachoeiras nos arredores de Brasília
- Palácio Itamaraty: atração imperdível em Brasília
- Ipês de Brasília: um espetáculo de cores na capital federal
Visitação
A visitação ao Palácio do Planalto ocorre aos domingos das 9:30hs às 14hs, com agendamentos a cada 30 minutos.
A visita é guiada e gratuita!
Entretanto, é necessário agendamento prévio e os grupos são de, no máximo, 20 pessoas. O roteiro dura em torno de 1 hora.
Roteiro
A visita começa com o credenciamento na portaria de entrada no Eixo Monumental. O porteiro irá verificar se seu nome está na lista dos visitantes agendados.
Na parte externa do edifício, você poderá apreciar a famosa Rampa do Palácio, usada em cerimônias oficiais, e o Rolls Royce presidencial. Um espelho d’água na parte externa foi construído para aumentar a segurança. A propósito, todo palácio é gradeado.
Após passar pela verificação de segurança, você visitará o andar térreo, o primeiro e o segundo andar. O terceiro andar, onde fica a Casa Civil e o Gabinete de Segurança Institucional não fazem parte do roteiro da visita.
- Andar térreo: galeria dos ex-presidentes, esculturas e obras de arte.
- Primeiro andar: Salões de Eventos (Leste, Nobre e Oeste) e Sala de Reuniões Supremas, onde são realizadas reuniões com Ministros e outras autoridades. Rampa Circular de Acesso ao segundo andar.
- Segundo andar: Gabinete Presidencial, escritórios de assessores e salão de espera, onde também estão obras de arte e uma vitrine com a faixa presidencial, termo de posse e foto oficial do presidente.
O que eu achei mais interessante na visita foi: a Sala de Reunião com os Ministros, o Gabinete Presidencial, a Rampa Circular que dá acesso ao 2° andar e, ainda, o Parlatório, onde é realizada a troca da faixa presidencial e por vezes, os discursos de posse.
Quem visita o edifício, também não deixa de reparar nos soldados que fazem a guarda da rampa do palácio.
Há um revezamento. Durante 6 meses, ficam responsáveis pela guarda o Regimento de Cavalaria de Guarda (RCG), conhecido como “Dragões da Independência”. Nos demais, quem fica responsável é o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP).
Do palácio, você terá, ainda, uma bela vista do Pavilhão Nacional (bandeira) e do Congresso Nacional.
- Ponto Positivo: A guia (profissional de relações públicas) que nos recebeu foi muito simpática e extremamente disposta a esclarecer as dúvidas. Bem diferente da que nos recebeu na visita ao Palácio Itamaraty.
Como Agendar?
O agendamento é feito pela internet. Clique aqui.
Preencha o formulário, selecione o dia e horário disponível para a visita, e aguarde o e-mail de confirmação. Imprima esse e-mail e leve-o consigo no dia da visita junto com um documento de identificação.
Dicas
- Quem for visitar o Palácio, pode fazer uso do estacionamento de visitantes. Entrada pela Portaria do Eixo Monumental.
- Se você vier a pé, fique atento ao atravessar o eixo monumental. Os veículos trafegam em alta velocidade e o Governo do Distrito Federal ainda faz o favor de deixar os semáforos embandeirados no domingo.
- Não deixe de fazer o agendamento. Imprima a confirmação do agendamento e leve-a junto com um documento de identificação. Compareça ao local com 20 minutos de antecedência.
- Não será permitida a entrada com: Bolsas, sacolas; Bebidas e alimentos; Máquina fotográfica profissional e bastão de selfie; e trajes como: bonés, chinelos, shorts, camiseta regata ou roupas curtas em geral. Serão disponibilizados armários com chaves para a guarda dos objetos pessoais.
- Aproveite o dia para visitar o Congresso Nacional e outros Palácios de Brasília, tais como, o Palácio Itamaraty.
Aguardarei autorização para visitarmos o Palácio do Planalto no dia 23.06.19
Genaro, nós somos um blog de viagens. Não agendamos visitas ao Planalto. Utilize o link constante do blog (item Como Agendar?).