Morei durante 7 anos na cidade de São Paulo. Conheço bem o centro antigo, mas nunca tinha visitado esse edifício tão especial: o Edifício Altino Arantes – o antigo edifício do Banco do Estado de São Paulo – Banespa.
O dia-a-dia na pauliceia às vezes faz com que a gente não perceba atrações tão interessantes que estão na nossa frente.
Farol Santander
Atualmente, o prédio do antigo Banespa se chama Farol Santander e foi (re)inaugurado em 25 de janeiro de 2018, como parte das comemorações do aniversário de São Paulo.
O prédio foi construído entre 1939 e 1947 inspirado no Empire State Building de Nova Iorque. Como se pode perceber, a construção ocorreu durante a 2ª. Guerra Mundial. Neste período, a construção teve problemas para importar muitos dos seus materiais.
Já foi o edifício mais alto de São Paulo, mas, em 1965, foi superado pelo Edifício Itália. São 35 andares, 161 metros de altura, 900 degraus, 1.119 janelas. Atualmente, é o terceiro arranha-céu mais alto de SP.
Para o visitante, o Farol Santander não é um mero miradouro! De fato, nunca pensei que num só edifício do centro de São Paulo pudesse haver tantas atrações interessantes. São vários andares de exposições de arte, mirantes e lembranças do antigo Banespa.
- O nome Farol vem da cúpula do prédio em formato de farol.
Roteiro da Visitação
Logo na entrada, chama a atenção um lustre de 13 metros, que também pode ser visto dos 4 primeiros andares do prédio. O lustre pesa 1,5 tonelada.
Além da bilheteria, no hall do térreo, você encontra também a entrada para os elevadores e uma loja de souvenirs.
Comecei a visita pelo andar n° 26, o Mirante do Farol, onde também há o Café Suplicy. Há pontos de observação de dois lados do edifício. Num dos lados, o voltado para a região de São Bento, há um enorme prédio que atrapalha um pouco a visão. No outro, permite-se a visa livre da Zona Leste de São Paulo e da região do Parque Dom Pedro.
Os andares 19 a 23 (exceto o 21°) são dedicados a uma exposição de arte imersiva. São exposições com artistas nacionais e estrangeiros, com o objetivo de “sensibilizar a comunidade a partir da arte e provocar a reflexão sobre possíveis novas realidades”.
No 23° andar, havia uma sala com diversas placas de metal na horizontal, que eram acionadas eletricamente fazendo um barulho. A sala combinava projeção de luzes e outros sons tornando a visita uma incrível experiência multissensorial. Assista o video a seguir.
No 22° andar, havia um parque de diversões iluminado em tamanho menor, inspirado em um Parque de Brasília/DF. A ideia era contrastar a experiência que você tinha na infância, em que as atrações eram muito maiores que você, com a experiência atual, em que você é muito maior que as atrações do parque.
Nos andares 20 e 19, havia uma exposição sobre Adoniran Barbosa, fazendo alusão a sua música e à sua atuação no Cinema e na TV.
No quinto andar, você pode conhecer a antiga Presidência do Banespa, observar os móveis de luxo do gabinete do Presidente, os lustres e as suas salas de reuniões. Além disso, há uma galeria com fotos de todos os Presidentes do Banco.
No quarto andar, havia uma exposição sobre a obra de Vik Muniz, que utiliza “lixo” ou “entulho” para montar a sua obra.
Numa sala, há a fantástica obra São Paulo Panorama, que, como o próprio nome indica, consiste de 5 quadros com uma visão panorâmica de São Paulo. Ao aproximarmos de cada quadro, observamos como eles são formados.
- “O paulistano Vik Muniz costumava, na infância passear com a mãe perto do edifício que hoje é o Farol Santander. Daí nasceu o projeto, inspirado nessa lembrança especial: montar painéis com a imagem da vista de todo o entorno do prédio, utilizando material reciclado da reforma, recriando uma vista 360°” (fonte: folder do Farol Santander).
No terceiro andar, havia um modelo de uma antiga agência do Banespa, com exposição dos móveis antigos. Por fim, no segundo andar, você assiste um vídeo que conta a história do prédio. A sala de projeção é toda feita de espelhos o que oferece uma visão sensacional.
Preciso ressaltar que o atendimento no Farol Santander é excepcional. Os funcionários são prestativos e muito simpáticos!
Só tenho a dizer que a visita foi excelente! Recomendo muito!
Dicas de Visitação
- O Farol Santander está próximo à estação São Bento do Metrô, ao lado da Bolsa de Valores B3.
- Comece a visitação pelo andar mais alto e vá descendo.
- Utilize as escadas entre os andares próximos (em alguns trechos, a utilização das escadas é restrita. você tem que utilizar os elevadores).
- Sugiro levar um Selfie Stick para tirar fotos melhores no Mirador.
- Vale passar de 2 a 3 horas no local.
- Horário de funcionamento: de terça à sábado (das 9 às 20hs) e domingos (das 9 às 19hs).
- Durante a semana, você pode almoçar no Café do 26° andar das 12 às 15hs. Aos sábados e domingos, você pode apreciar um brunch.
- Está previsto para ser inaugurado em 1° de fevereiro de 2019 o Bar do Cofre, um bar localizado no subsolo do prédio, onde antigamente ficava o cofre do Banespa. O Bar do Cofre “mantém” a decoração do antigo cofre, com portas de aço, gaveteiros onde eram armazenados os valores dos correntistas etc. Para saber mais, clique aqui.
- Para saber a programação das exposições, consulte o site do Farol Santander.
Ingressos
O preço do ingresso é de 20 reais por adulto, 18 para correntistas do Santander. A meia-entrada custa R$ 10.
Os ingressos podem ser adquiridos logo no hall do piso térreo. Visitei o edifício no sábado em meados de dezembro e não havia filas.