Mostar: a charmosa cidade na Bósnia-Herzegovina

Stari Most, Mostar

Mostar é uma cidade charmosa na Bósnia-Herzegovina. Tenho certeza que você nunca pensou em visitá-la, mas certamente irá mudar de opinião ao saber dos seus habitantes alegres, simpáticos e prestativos e do seu centro histórico agradável, cheio de lojas, restaurantes, bares e museus.

Com 106 mil habitantes e localizada no sul do pais, é a cidade mais importante da Herzegovina, uma província do país.

  • O país, apesar de informalmente ser chamado de Bósnia, é subdividido em duas entidades autônomas: a Federação da Bósnia-Herzegovina e a República Srpska. Sarajevo é a capital e fica na província da Bósnia.
Rio Neretva, Mostar
Rio Neretva, Mostar

Mostar é banhada pelo Rio Neretva. É sobre ele que fica o símbolo e cartão postal da cidade: a Ponte Velha de Mostar (Stari Most).

Rio Neretva, Mostar
Rio Neretva, Mostar

As duas principais atrações da cidade, a ponte antiga (Stari Most) e a cidade antiga, são consideradas pela Unesco como World Heritage Sites.

No verão, os turistas, na sua maioria europeus, lotam a cidade (Detalhe: visitamos Mostar na primavera e a cidade já estava cheia de turistas). Encontrei poucos brasileiros por lá, mas, pelo andar da carruagem, tenho certeza que em breve os nossos conterrâneos irão descobrir esse encanto de lugar.

Recomendo passar 1 ou 2 dias em Mostar.

Uma parada em Medjugorge …

Santuário de Medjugorge, Bósnia-Herzegovina
Santuário de Medjugorge, Bósnia-Herzegovina

Partimos cedo da região dos Lagos Plitvice e fizemos uma parada em Zadar, ainda na Croácia. Cruzamos a fronteira com a Bósnia-Herzegovina e fizemos uma nova parada em Medjugorge.

Medjugorje é uma vila onde teria ocorrido uma das últimas aparições de Virgem Maria.

Santuário de Medjugorge, Bósnia-Herzegovina
Virgem Maria no Santuário de Medjugorge, Bósnia-Herzegovina

Na vila foi construído um grande santuário, com diversas lojas de souvenirs e artigos religiosos de todos os tipos. As orações e avisos eram feitos em várias línguas, o que indica que vários estrangeiros passavam por lá. Hoje é um dos maiores centros de peregrinação católica no mundo.

  • As aparições da Santíssima Virgem Maria em Medjugorje começaram em 24/6/1981. Inicialmente eram diárias e, posteriormente, as aparições passaram a ser mensais ou anuais. Daí o nome de “Nossa Senhora de Medjugorje”. Estas aparições marianas ainda não foram reconhecidas pela Igreja Católica (fonte: wikipedia).
Santuário de Medjugorge, Bósnia-Herzegovina
Santuário de Medjugorge, Bósnia-Herzegovina

Observe que o Catolicismo Romano nem é a principal religião do país. A Bósnia-Herzegovina é formada de 45% de muçulmanos, 36% de católicos ortodoxos (origem sérvia) e de 15 % de católicos romanos.

Quase à noite, chegamos a Mostar.

A Guerra da Bósnia

Mostar foi palco de uma das guerras mais brutais ocorridas recentemente no continente europeu: a Guerra da Bósnia. A guerra durou de 1992 até 1995, teve mais de 100 mil mortos e 2 milhões de refugiados. Na cidade, é bem provável que você converse com alguém que tenha sido refugiado à época.

  • Com a desintegração da Iugoslávia, cada um dos diversos grupos que habitavam a região (sérvios, croatas e bosniaks) queria manter ou ampliar a sua área de dominação. Já falamos acima que o país é formado por Católicos Ortodoxos (de origem sérvia), Católicos Romanos (de origem croata) e Muçulmanos (Bosniaks). Numa primeira fase da guerra, os bósnios lutaram em conjunto com os croatas contra os sérvios e, numa segunda fase, lutaram contra os dois.
Ponte Velha de Mostar destruída pela Guerra
Ponte Velha de Mostar destruída pela Guerra

Se você for visitar Mostar ou Sarajevo, recomendo muito ler um pouco sobre a Guerra da Bósnia. A guerra foi retratada no Filme Terra de Ninguém (2001), ganhador de vários prêmios internacionais. Isso vai ajudá-lo a compreender melhor o que aconteceu por lá.

A lembrança da guerra está presente em vários dos seus habitantes, inclusive no Sr. Amoh, gerente do nosso hotel (Motel Argentum), que até se emocionou ao falar daquela época.

Mas Mostar renasceu! Hoje, é uma cidade viva, alegre e com habitantes extremamente felizes e receptivos. Incrível como essa mudança aconteceu em tão pouco tempo (pouco mais de 20 anos). A cidade tornou-se um destino turístico bom, bonito e barato!

Seriam os ventos da União Européia? A propósito, a Bósnia-Herzegovina não integra, ainda, a União Europeia, mas é reconhecido pelo bloco como um potencial candidato a fazer parte.

O que fazer em Mostar?

As principais atrações da cidade são a Ponte Velha, a Cidade Antiga e os seus Museus.

1. Ponte Velha de Mostar

Stari Most, Mostar
Stari Most, Mostar

Ponte velha de Mostar (Stari Most), sobre o Rio Neretva, é o cartão postal da cidade. Foi construída no século XVI, durante o império otomano, mas destruída durante a guerra da Bósnia em 1993.

  • A ponte tem uma importância muito grande para os habitantes. É um símbolo de união entre Croatas e Muçulmanos (Bosniaks), povos que convivem por lá. Sua reconstrução e reabertura se deu em 2004, com apoio de instituições como a Unesco e o Banco Mundial.
Pulando da Ponte Velha de Mostar
Pulando da Ponte Velha de Mostar

Conta-se, ainda, que foram buscar as plantas da ponte em Istambul, na Turquia, para ajudar na reconstrução do símbolo da cidade.

É muito comum ver jovens pulando da ponte no Rio. É arriscado! São 24 metros de altura e o rio tem aprox. 5 metros de profundidade. A Red Bull costuma fazer campeonatos de saltos no local, colocando plataformas ainda mais elevadas.

2. A Cidade Antiga

Pelas ruas da cidade antiga de Mostar
Pelas ruas da cidade antiga de Mostar

A cidade antiga, que fica em ambos os lados do rio, é repleta de lojas de artesanato, restaurantes, museus e mesquitas. As ruazinhas são feitas de pedras e são apenas para pedestres.

Souvenirs de Mostar
Souvenirs de Mostar

Caminhando pelas ruazinhas, você irá perceber muita influência turca, seja nos pratos típicos, seja no artesanato, ou ainda, na arquitetura. A região foi ocupada pelo Império Otomano entre os séculos XV e XIX. Mostar me lembrou bastante Istambul, na Turquia, que é o meu destino turístico preferido.

Souvenirs de Mostar
Souvenirs de Mostar
  • “No século XV, a região foi invadida pelos Turcos Otomanos e depois de várias batalhas, tornou-se uma província turca. Durante o século XVI e o século XVII, a Bósnia foi um ponto estratégico nos conflitos constantes contra os Habsburgos e contra Veneza. Durante este período, a maior parte da população converteu-se ao Islã. (…) Depois da Guerra russo-turca de 1877–1878, a Bósnia e a Herzegovina fizeram parte do Império Austro-Húngaro, tendo sido anexadas formalmente em 1908.”  (fonte: wikipedia)
Souvenirs feitos de projéteis, Mostar
Souvenirs feitos de projéteis, Mostar

Chama a atenção os objetos feitos de projéteis que estão presentes em quase todas as lojas de artesanato local.

  • O trânsito é meio complicado na Old Town. Muitas ruas estão sendo recapeadas e há obras por toda parte. Difícil foi encontrar um lugar para estacionar. Segue nossa dica de onde estacionar nas proximidades da Old Town (clique aqui).

3. Museus

The Hamman Museum, Mostar
The Hamman Museum, Mostar

Quanto aos museus da cidade, dois merecem destaque. O primeiro é o The Hammam Museum, que é uma antiga casa de banho turco, e o Museu da Stari Most, que exibe a história da ponte velha e permite a entrada nas escavações subterrâneas.

Exposição de Fotos, Guerra da Bósnia
Exposição de Fotos, Guerra da Bósnia

Na cidade antiga, visitamos uma Exposição de Fotos da Guerra da Bósnia (War Photo Exhibition), ao lado da ponte velha, na Torre Helebija.

A exposição é pequena. São apenas dois andares, mas, é possível ver um pouco do dia-a-dia da cidade durante a Guerra da Bósnia. As dificuldades da cidade sem energia elétrica, sem água e sem comida foram retratadas pelo fotógrafo Neozelandês Wade Goddard.

Exposição de Fotos - Guerra da Bósnia
Exposição de Fotos – Guerra da Bósnia

A visita vale a pena e custa em torno de 3 Euros.

Moeda da Bósnia-Herzegovina

A moeda da Bósnia-Herzegovina é o BAM (marco bósnio) e vale aprox. 4 kunas. Não encontramos, inicialmente, nenhum local para trocar dinheiro para marcos. Logo que entramos no país, pagamos o pedágio com Euros e recebemos o troco em moeda local. Além disso, paramos num posto para tomar um café e trocamos algum dinheiro.

Muitas coisas na Bósnia-Herzegovina são cotadas em Euros, mas Kunas (Croácia) também são comumente aceitas. Só nos supermercados não conseguimos pagar em moeda estrangeira.

Onde ficar em Mostar?

Motel Argentum, Mostar
Motel Argentum, Mostar

Seguimos em direção ao nosso hotel, o Motel Argentum, que fica uns 2km da Old Town. Fomos recebidos pelo Sr. Amoh (não sei se é assim que se escreve), que nos atendeu excepcionalmente bem.

  • Só para esclarecer: Motel no exterior não tem o mesmo sentido que no Brasil. É apenas um Hotel de Estrada (contração de “Motor Hotel”).

Extremamente atencioso e preocupado com o bem estar dos hóspedes. O hotel é simples, mas os quartos são bons. Tem café da manhã incluso, servido pelo próprio Sr. Amoh, que ficava subindo e descendo escadas para nos levar uma variedade de opções (o desjejum não é feito no restaurante).

A diária custa 45 Euros. O Sr. Amoh também gastou um bom tempo nos dando dicas da cidade, das atrações e de onde estacionar e comer.

Não é à toa que o hotel está avaliado com nota 9.9/10 no Booking.com e 5/5 no Tripadvisor. Recomendo!

Dicas de Restaurantes

Restaurante Sadrvan, Mostar
Restaurante Sadrvan, Mostar

Na minha opinião, os dois melhores restaurantes de Mostar são o Tima-Irma e o Sadrvan. Ambos ficam na Old Town, na ruazinha que dá acesso à Ponte Velha de Mostar.

Fomos duas vezes jantar no Restaurante Sadrvan, indicado pelo Sr. Amoh, do Motel Argentum.

Mix de Carnes no Restaurante Sadrvan, Mostar
Mix de Carnes no Restaurante Sadrvan, Mostar

Na primeira vez, pedi um mix de carnes – versão mini e veio um prato absurdo de gigante. Na verdade, uma bandeja com uma variedade de carnes, batata frita e legumes. Para beber, o vinho da casa.

Na segunda vez, provei um Filet Mignon com Gorgonzola. Humm…delicioso!

Restaurante Tima-Irma, Mostar
Restaurante Tima-Irma, Mostar

Num dia, fui almoçar no Restaurante Tima-Irma. É restaurante de Mostar mais bem avaliado no Tripadvisor. De fato, é comida bósnia de excelente qualidade e bem servida. Recomendo!

  • #DicadoClasseTurista: Não deixe de provar os deliciosos sorvetes locais na Old Town!

Day Trips a partir de Mostar

Blagaj Tekke, Bósnia-Herzegovina
Blagaj, Bósnia-Herzegovina

Você pode utilizar a cidade como base para visitar outras cidades próximas, tais como, Blagaj (uma cidade pequena com uma mesquita construída nas proximidades de um penhasco), Medjugorje (centro de peregrinação católico), Stolac (uma cidade antiga Otomana), Pocitelj (uma cidade bósnia murada) e as quedas d’água de Kravice, dentre outras.

  • Sabia que é possível fazer day trips (excursões de um dia) para Mostar a partir de Dubrovnik, na Croácia? Essa proximidade foi um dos motivos pelos quais decidimos incluir Mostar em nosso roteiro.

Resumindo…

Kriva Cuprija, Ponte Pequena em Mostar
Kriva Cuprija, Ponte Pequena em Mostar

Enfim, estou muito feliz de ter visitado Mostar e percebido como a cidade vem se recuperando da guerra ocorrida entre 1992 e 1995. É verdade que as marcas do conflito ainda estão presentes, mas a simpatia dos seus habitantes evidencia que eles já estão por as superar.

No dia seguinte, partimos para Dubrovnik, na Croácia, com uma parada em Blagaj.

Previous Article

Museu da Imigração de São Paulo: sua história pode estar lá!

Next Article

Blagaj: visita à cidade dos dervixes na Bósnia-Herzegovina

Write a Comment

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *