Quem viaja ao exterior, necessita fazer a conversão de moedas estrangeiras, desde o planejamento até o retorno da viagem.
Para saber quanto vai gastar com passagens, hotéis, alimentação, transporte, para saber se algo está caro ou não, para saber se a cotação da casa de câmbio está boa ou não, é necessário estar com a taxa de câmbio na cabeça. Ter uma calculadora ou usar o smartphone também ajuda!
Normalmente, só nos atentamos à cotação do Euro ou do Dólar Americano em relação ao Real. Entretanto, quando você estiver viajando para outro país fora da Zona do Euro ou dos Estados Unidos, você vai precisar saber outras cotações que não costumam ser muito divulgadas.
A boa notícia é que há um jeito muito fácil de fazer a conversão de moedas, usando o já conhecido Google.
Como fazer a consulta no Google?
Entre no site do Google e digite no campo de pesquisa 120 TRY in BRL.
Aparecerá a seguinte resposta.
Pronto! Você acabou de converter 120 liras turcas, moeda da turquia, em reais brasileiros.
Seguindo o formato a seguir, é possível converter um valor de qualquer moeda para outra.
Valor [Moeda a ser Convertida] In [moeda p/ qual deseja converter]
Exemplos:
100 USD in BRL
13.5 BRL in EUR
Você precisará usar os códigos das moedas, que são designadas por três letras. Os códigos que você provavelmente vai mais usar são:
BRL – Reais
USD – Dólares Americanos
EUR – Euros
GBP – Libra Esterlina (Reino Unido)
THB – Baht (Tailândia)
CHF – Franco Suiço
AUD – Dólares Australianos
HKG – Dólares de Hong Kong
SGD – Dólares de Singapura
CAD – Dólares Canadenses
CLP – Pesos Chilenos
ARS – Pesos Argentinos
CNY – Yuan ou Renminbi (China)
JPY – Ien (Japão)
RUB – Rublo (Rússia)
MXN – Pesos Mexicanos
TRY – Liras Turcas
ZAR – Rand (África do Sul)
AED – Dirham (Emirados Árabes Unidos)
MYR – Ringgit (Malásia)
Banco Central do Brasil
Além do Google, você pode fazer a conversão por meio do site do Banco Central do Brasil. Clique aqui.
Este site permite também a consulta de taxas de câmbio entre diversas moedas em datas anteriores. Não somente a taxa atual como é o caso do Google.
Fique Atento!
- As taxas de câmbio encontradas nestas duas fontes não serão exatamente as que você vai encarar na sua viagem, pois variam de banco a banco, devendo ser consideradas, ainda, as comissões e taxas cobradas por estes agentes de câmbio. Entretanto, as conversões servem como uma importante referência aproximada para quem está planejando ou realizando a viagem ao exterior.
- Atualmente, nas conversões de real em moeda estrangeira, feitas por meio de cartões de crédito, débito ou de travelmoney, incide o IOF de 6,38% sobre a operação, devendo ser considerado no seu orçamento de viagem.
- Se você fizer compras no cartão de crédito no exterior, está sujeito à variação cambial entre a data do fechamento da fatura e a data da fatura. Esta variação cambial normalmente é paga na próxima fatura.