Dubrovnik, na Croácia, é base para diversos passeios de um dia. De lá, você pode fazer day trips para Mostar, na Bósnia-Herzegovina, para Montenegro, para o Parque Nacional dos Lagos Plitvice e para as Ilhas Elaphiti, nas proximidades de Dubrovnik. Foi justamente para essas Ilhas ao redor de Dubrovnik que fizemos o passeio no nosso primeiro dia na cidade.
Contratamos o tour diretamente no hotel (Hotel Ariston). A empresa contratada foi a Dubrovnik Boat Excursions. O passeio incluía transporte até o porto, a visita às ilhas, almoço e “open bar”. Custou 300 kunas por pessoa (aprox. R$ 150).
Trajeto
As ilhas visitadas foram Lopud, Šipan e Koločep. Fazem parte das chamadas Ilhas Elaphiti, que compreendem, ainda, as ilhas Jakljan e Olip. Essas últimas não são habitadas.
Confira o trajeto no mapa a seguir:
Ilha Lopud
Lopud é a melhor das três ilhas visitadas. Era tradicionalmente uma ilha de marinheiros e capitães.
Logo nas proximidades do desembarque, tem uma área de banho com águas cristalinas. Apesar da água fria, ou melhor gelada, aproveitei para mergulhar!
É possível pegar um ‘taxi’, que é um carrinho de golf, até a praia Šunj do outro lado da ilha, onde há uma estrutura melhor para banho. Preço do ‘taxi’: 2 Euros por pessoa por trecho. Também é possível chegar à praia caminhando. Leva aprox. 20 minutos. Mas, não vá esperando algo paradisíaco!
Lopud foi o local em que passamos mais tempo. Quem não quiser entrar na água, pode visitar um Monastério Franciscano ou passear pelas lojas que ficam na orla.
Ilha Šipan
Šipan é a maior das Ilhas Elaphiti e a mais distante de Dubrovnik. O que mais se destaca nessa ilha é um Castelo fortificado, construído para repelir os piratas, e suas duas torres.
Passamos pouco tempo por lá. O que há para fazer é passear por uma pequena vila e apreciar a beleza do mar.
Ilha Koločep
Koločep é a menor das ilhas habitadas do arquipélago. É a mais próxima de Dubrovnik. Lá você pode visitar uma pequena vila com igrejas que remontam ao Século IX e a Blue Cave. Mas, para isso, você tem que ir com tempo. Ficamos só caminhando pela Orla e apreciando a beleza natural.
Um ponto positivo dessas ilhas é que, logo no desembarque, você encontra placas indicando todos os pontos de interesse. Ademais, as ilhas Koločep e Šipan são totalmente livres de carro (car-free).
O que eu achei do passeio?
O passeio para as Ilhas vale a pena somente se você tiver tempo sobrando ou se você fizer questão de se banhar naquelas águas cristalinas, pois Dubrovnik tem muito mais atrações. As ilhas possuem uma beleza diferente, mas, sinceramente, nada muito especial para quem está acostumado com as praias brasileiras.
O almoço oferecido no barco foi muito ruim. E o fato de ser “open bar” não serviu para nada, só para tomar água. Os refrigerantes oferecidos eram bem ruins.
- Fica a dica: não espere muita coisa do almoço em passeios turísticos com refeição inclusa. Isso para qualquer passeio que fizer, em qualquer parte do mundo. Se puder optar, opte por um passeio sem almoço pagando mais barato, é claro!