Os alfajores estão, sem dúvida, entre as delícias que o turista tem que provar em Buenos Aires e outras cidades argentinas. Alfajor é um doce composto de duas ou três camadas macias de biscoito, levemente crocantes, que podem ou não ser cobertas por chocolate e contam com um recheio, principalmente, de doce de leite. Apesar de não ser um doce exclusivo da Argentina, é um ícone da culinária local – são mais de 6 milhões de alfajores consumidos todo dia no país (La Nación).
Estão à venda principalmente nos kioskos, pequenas lojas de conveniência, em cada esquina da capital porteña. Há alfajores de várias marcas, sabores, coberturas, recheios e qualidades.
Porém, dentre todos os alfajores disponíveis em Buenos Aires, uma marca se destaca: os Alfajores Guolis. De longe, são os melhores alfajores que provamos em todas as nossas viagens pela Argentina. Infelizmente, essas delícias ainda não estão disponíveis no Brasil.
Sobre Buenos Aires, leia também:
A Guolis nasceu no final dos anos 90 como uma “pastelaria” artesanal numa garagem de Balcarce, cidade na Província de Buenos Aires. Caiu no gosto dos argentinos, expandiu-se, e hoje dispõe de mais de 100 funcionários e vários pontos de venda na capital. Recentemente, a empresa anunciou a construção de uma planta industrial de 3.200 m² em Balcarce e a intenção de começar a exportar seus produtos (fonte: Titulares.ar).
O grande lema dos Alfajores Guolis é ser “el único alfajor con corazón”. Segundo Marcela Manchado, sua fundadora, o segredo desse alfajor é ter um recheio de doce de leite com um centro de geleia de frutas (el corazón).
São produtos diferenciados e simplesmente deliciosos. O fato é que é difícil descrever o sabor, mas ao prová-los você reconhece que são muito superiores aos demais alfajores argentinos, inclusive, às marcas tradicionais como Havanna e Cachafaz. Não é à toa que são oferecidos nos voos da classe Premium Economy das Aerolíneas Argentinas.
São várias as opções de alfajores, dentre os quais, destacam-se: intenso negro, suave negro, intenso blanco, dulce blanco, coco clásico, tentación, extra blend e soft.
O que eu mais gostei foi o intenso negro. A Luciana adorou o tentación, que vem recheado com doce de leite e geléia de morango. Definitivamente, você terá que provar e escolher qual o que mais lhe agrada.
A empresa oferece ainda outros produtos, tais como, galletitas, bolos, bocaditos e doces de leite. Porém, são os alfajores que compõem a maior parte das suas vendas (90%).
Esses produtos premium não são vendidos em kioskos ou supermercados, apenas nas lojas próprias e algumas vinotecas. Na cidade de Buenos Aires, há três lojas próprias da Guolis:
- Santa Fé, 1928
- Uruguay, 776 – Tribunales
- Lavalle, 580.
Os preços são bem em conta. Comprando, por exemplo, uma caixa com 6 ou 12 unidades, cada alfajor sai por menos de R$ 4, ou seja, o valor de uma trufa da Cacau Show. Para saber mais, consulte a loja online dos Alfajores Guolis.
Comprei algumas caixas de alfajor Guolis para levar dar de presente no Brasil, mas confesso que elas nunca chegaram aos seus destinatários.
Quem sabe, no futuro, estes alfajores não cheguem por aqui!
Deixe um comentário