No início do ano, retornei a Xangai (Shang + hai = “acima do mar”), uma das cidades mais incríveis da Ásia e, por que não dizer, do mundo! É a maior cidade da China e sua região metropolitana engloba 24 milhões de habitantes.
Na primeira vez que estive por lá, em 2011, Xangai já havia me impressionado. Agora, em 2018, percebi que a cidade é um destino obrigatório de todo brasileiro que se aventure pela Ásia.
Está na hora de mudar seus paradigmas! Afinal, o “centro de gravidade” do mundo está se deslocando para o Oriente.
Conheça a seguir os 10 motivos pelos quais você deve incluir Xangai nos seus roteiros de viagem.
- Fica a dica: Recomendo passar, no mínimo, 5 dias na cidade.
1. Um belíssimo skyline
As construções modernas do distrito de Pudong, juntamente com a Pearl Orient Tower formam um dos skylines mais bonitos do mundo. Há vários pontos para você apreciar esse skyline. Um deles é o chamado Bund, um calçadão que fica às margens do Rio Huangpu, do lado oposto ao distrito de Pudong (Puxi).
Você também pode apreciar o skyline de Xangai no observatório do prédio Shanghai World Financial Center ou da Shanghai Tower.
2. A cidade é limpa e segura
Xangai é uma das cidades mais limpas que conheci. Não é comum ver sujeira ou lixo na rua. Além disso, você pode andar tranquilamente pelas ruas e avenidas, de dia ou de noite, sem qualquer receio de ser furtado ou roubado.
3. Transporte Público Eficiente e Barato
O transporte público de Xangai é eficiente e barato. O Metro de Xangai, que começou a operar somente em 1993, atualmente, é o maior sistema de transporte ferroviário do mundo em extensão, contando com 637 km, 387 estações e 15 linhas. Na maioria dos trajetos que fiz paguei apenas 3 ou 4 yuans (1,5 a 2 reais). Mais informações, clique aqui.
Os taxis em Xangai também não são caros. Uber não está disponível por lá.
4. Maglev
Ir para Xangai é a oportunidade de usar o Maglev. Maglev significa Magnetic Levitation. É um sistema de transporte em que um conjunto de forças magnéticas de atração e repulsão é utilizado para levitar o trem e outro para mover o trem à diante (fonte: wikipedia).
O Shanghai Maglev cobre uma distância de 30.5 km em apenas 8 minutos, ligando o Aeroporto de Shanghai Pudong (PVG) à região central do distrito de Pudong.
Esse trem de levitação magnética pode chegar a até 430 km/h.
Atualmente é o principal Maglev em operação no mundo. Outros Maglevs podem ser encontrados em Aichi, no Japão e no Aeroporto de Incheon, na Coréia do Sul mas, nem se comparam ao de Xangai.
O preço é de 50 yuans (só ida) ou 80 yuans (ida e volta em 7 dias). Mais informações, clique aqui.
5. Atendimento de Excelência
Nos restaurantes, hotéis e nos serviços em geral, o turista será muito bem atendido. Xangai oferece serviços com excelência, para nenhum turista botar defeito!
6. Comida brasileira
Xangai tem um dos melhores restaurantes brasileiros que já provei no exterior. Certamente, após muitos dias fora do Brasil, você irá sentir falta de uma picanha, de uma feijoada ou daquela polenta frita.
Em Xangai, você encontra várias unidades do Latina, um restaurante onde você pode aproveitar tudo isso. Pelo equivalente a R$ 60 por pessoa, você come à vontade e mata a saudade do Brasil. Recomendo o Latina da Lujiazui Ring Road.
Leia também: |
Onde comer em Xangai? 3 restaurantes para o paladar ocidental |
7. Inglês
Em Xangai quase todo mundo que você terá contato fala razoavelmente bem a língua inglesa, diferentemente do que ocorre em outras cidades da China.
8. Cidades Antigas
Em Xangai, o moderno se mistura com o antigo. Seja na região central, seja na área metropolitana, o turista experimenta o contraste entre o moderno e o antigo.
Cito, por exemplo, a Qibao Ancient Town, uma cidade antiga que fica a 18 km da região central, mas facilmente acessível pelo metro de Xangai. Foi construída na Dinastia Sung (960 -1279), às margens de um Rio. Por lá, o turista experimenta construções típicas chinesas, lojas de souvenirs e comidas regionais, bem como templos budistas.
Outra cidade antiga interessante é a Zhujiajiao. Esta é mais afastada do centro de Xangai, mas também facilmente acessível pelo metro. É conhecida como a Veneza da China, com barcos e gôndolas trafegando pelos seus diversos canais. A cidade cobre uma área de 47 km² e tem mais de 1.700 anos de história (fonte: TravelChinaGuide). Por lá, você encontra também diversas lojas de souvenirs e de comidas típicas, em corredores estreitos.
9. Diversos lugares para sightseeing
Além das cidades antigas mencionadas, Xangai dispõe de diversos lugares para sightseeing, ou seja, para caminhar e apreciar os arredores.
- Nanjing Road (Nanjing Lu – Rua Nanquim). É a principal rua comercial de Xangai. No trecho entre a Praça do Povo (People´s Square) e o Bund, às margens do Rio Huangpu, boa parte da rua é um calçadão para pedestres. Tem várias lojas de grife, inclusive uma Apple Store, shoppings centers e restaurantes. À noite, é bonito ver a rua toda iluminada com os seus outdoors.
- Yu Garden (ou Yuyuan Garden) e Shanghai Old City. A cidade antiga abrange duas áreas: uma área aberta com construções com arquitetura chinesa típica e lojas em geral (Yuyan Bazaar), incluindo de alimentação e souvenirs; e uma área fechada, que é o jardim Yu propriamente dito, onde se paga ingresso (40 yuans). O jardim foi construído na Dinastia Ming e tem mais de 400 anos de existência.
- Pearl Orient Tower. A Torre Pérola Oriental é o cartão postal de Xangai. Situada em Pudong, é o símbolo da modernidade da cidade. A torre é um complexo de atrações turísticas com restaurante giratório, lojas, observatórios e um museu de história de Xangai, que fica na base da torre. Além disso, a Torre dispõe de um hotel com 24 quartos. Se isso não bastasse, a torre ainda funciona como antena de radio e tv.
- Bund. É um calçadão amplo localizado à margem oeste do Rio Huangpu (em Puxi). É o local ideal para apreciar os arranha-céus de Pudong e os barcos iluminados que cruzam o rio à noite.
- Orla do Rio Huangpu. A margem leste do Rio Huangpu (em Pudong) também é urbanizada e é um local ideal para você caminhar e apreciar as construções de Xangai.
- Muitos Shoppings Centers. O que não falta em Xangai é Shoppings Centers. Na região central ou na periferia, você vai encontrar centros comerciais para todo gosto, com lojas das principais redes internacionais.
10. Temperatura Agradável
Mesmo no inverno, Xangai tem uma temperatura agradável. É um dos lugares “menos frios” da China, o que te permite aproveitar melhor o que a cidade tem a oferecer.
Tenha uma excelente viagem a Xangai!
Se você já foi a Xangai e tem alguma dica de viagem, escreva nos comentários!